quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O Mercado de Games no Brasil



Brasileiros formam a segunda maior população de jogadores do mundo e o mercado interno de games acompanha o crescimento.



A Brasil Game Show 2012 (BGS), a maior feira de games da América Latina, que ocorreu entre os dias 11 e 14 de Outubro mostrou a força que os games possuem em nosso país.


Os dados apresentados na feira surpreendem: O Brasil concentra cerca de 3,1 milhões de vídeo games de última geração, além de uma população de gamers de 45 milhões ( a segunda maior do mundo ). A feira contou com a presença das 3 maiores fabricantes, a Nintendo, Microsoft e Sony que tiveram forte campanha no evento, apresentando conteúdos inéditos e fazendo anúncios direcionados ao país.

Mesmo com a pirataria sendo um dos principais vilões do mercado de games no país
as cifras estão aumentando a cada ano. O Brasil conseguiu movimentar — segundo estimativas da consultoria PricewaterhouseCooper (PwC) — cerca de 420 milhões de dólares em 2011, atingindo o patamar do segundo maior mercado da América Latina, atrás apenas do México.

Os gamers brasileiros encontram nos altos preços barreiras para se adquirir alguns jogos. No entanto, com o crescimento do mercado no país, tal questão não passou em branco para a Associação Comercial, Industrial e Cultural dos Games — ACIGAMES —, que encabeçou, em 2010, a criação do Projeto Jogo Justo.


Tal iniciativa propõe a redução dos impostos sobre os produtos de video game — que podem ser taxados em até 80% por sua importação. Com isso, o projeto também prevê o combate ao “mercado cinza”, que comercializa produtos que entram no país por contrabando.

Em decorrência, também foi criado o Dia do Jogo Justo, que, em 2011, contou com a venda de mais de 58 mil unidades pelo preço “sem imposto”.


Fonte: Tecmundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário